Área do cliente

MTR On-line, Certificados de Destinação
Final, Modelos de MTRs, Licenças
Ambientais e Outros.

LiveZilla Live Chat Software

RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL

HOME

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO SOCIAL-PEACOS HERA SUL

Para garantir um desenvolvimento econômico sustentável é premente a adoção de ações integradas e a quebra de paradigmas por parte dos diferentes atores envolvidos e corresponsáveis por garantir um ambiente saudável a todos. O setor privado, enquanto ator essencial no processo de construção de um desenvolvimento sustentável, pode desenvolver ações institucionais destinadas ao controle e monitoramento dos aspectos ambientais em seu próprio processo produtivo. Complementarmente, ações do setor privado destinadas a melhorar as condições ambientais de uma determinada comunidade ou de um determinado ecossistema são de extrema relevância e demonstram a efetivação de sua corresponsabilidade ambiental.

A empresa Hera Sul Tratamento de Resíduos Ltda., muito mais do que controlar a sua operação evitando impactos negativos ao ambiente, objetiva desenvolver ações que consolidem a sua corresponsabilidade ambiental e social. Para isso, por intermédio do seu Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social (PEACOS) implementou a Trilha Ecológica Hera em fragmento da Floresta Ombrófila Mista, com a finalidade de sensibilizar a comunidade local, por meio de três grupos de atuação distintos, quanto à importância dos serviços ecossistêmicos prestados por ambientes preservados. Adicionalmente, também visa abrir espaço de diálogo entre setor privado e a comunidade local, além de oportunizar melhor conhecimento e entendimento dos serviços ambientais prestados pela empresa, minimizando resistências e criando espaços de discussão.

Por meio de uma trilha monitorada por instrutores treinados, a Trilha Ecológica Hera proporciona o estreitamento das relações homem-natureza e consiste em um instrumento de mudança de comportamento do indivíduo participante. As atividades desenvolvidas na trilha serão fundamentadas em uma educação ambiental crítica, contribuindo para o debate educacional, inserindo o sujeito como responsável pela mudança de sua própria realidade e não dissociando a questão ambiental da questão social.


TOMARÁ COMO BASE DE TRABALHO QUATRO TEMÁTICAS DISTINTAS RELACIONADAS A:

FLORESTA E OS SERVIÇOS
ECOSSISTÊMICOS

EDUCAÇÃO
PEDOLÓGICA

INTERAÇÃO ECOLÓGICA-
MUTUALISMO

IMPACTOS ANTRÓPICOS
SOBRE O MEIO AMBIENTE

AS QUAIS PODERÃO SER DESENVOLVIDAS DE FORMA ALTERNADA OU SIMULTANEAMENTE.


Atividades permanentes e complementares as temáticas de trabalho também são desenvolvidas aos grupos visitantes e permite o esclarecimento dos serviços ambientais prestados pela empresa e atividades de adensamento e enriquecimento florestal.

A partir das ações implementadas e atividades propostas na Trilha Ecológica Hera, está se consolidando como uma ferramenta importante para a sensibilização comunitária e contribui com ações locais e regionais na promoção do desenvolvimento sustentável.