Área do cliente

MTR On-line, Certificados de Destinação
Final, Modelos de MTRs, Licenças
Ambientais e Outros.

LiveZilla Live Chat Software

FAQ

HOME

Qual o horário de funcionamento da unidade?

Segunda à Qui: 08:00h às 12:00h | 13:00h às 18:00h

Sexta: 08:00h às 12:00h | 13:00h às 17:00h

Sábado: 08:00h às 12:00h

Domingos e Feriados: Fechado, exceto para agendamentos especiais

A Hera Sul possui algum programa de visitação?

A empresa recebe com frequência turmas de alunos de universidades e cursos técnicos, e ainda conta com um Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social, chamado PEACOS Hera Sul, o qual, em parceria com a Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Planejamento e Educação e a Fundação do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina – FATMA, tem por objetivo trazer a central crianças de determinadas faixas etárias, para que as mesmas visitem as nossas instalações, realizem passeios em trilhas ecológicas especialmente preparadas para esse fim, tenham aulas e palestras sobre ecologia, meio ambiente e sobre a Hera Sul. Ao final da visitação, as crianças recebem uma cartilha altamente didática, contendo todas as informações transmitidas a elas, para ajuda-las em seus estudos e na disseminação do conhecimento adquirido.

Qual a diferença entre lixão, aterro controlado e aterro sanitário/industrial?

Lixão

Os resíduos são dispostos de forma inadequada, diretamente no solo sem qualquer controle e/ou monitoramento, causando prejuízo a saúde pública e ao meio ambiente.

Aterro Controlado

A disposição é feita da mesma maneira que no lixão, porém os resíduos são cobertos com material inerte ou terra, não seguindo nenhum critério de engenharia ou controle ambiental.

Aterro Sanitário/Industrial

A operação é realizada com objetivo de eliminar qualquer possibilidade de poluição ambiental e risco a saúde pública. Para tanto, são aplicados critérios e técnicas de engenharia, de modo a impermeabilizar o solo e a drenar e tratar gases e efluentes líquidos/chorume gerados. Ainda realiza-se continuamente diversos monitoramentos ambientais, que comprovam o desempenho ambiental da unidade.

Quais são os monitoramentos ambientais realizados pela empresa?

Para atendimento do Programa de Monitoramento Ambiental da unidade a Hera Sul realiza as seguintes análises periódicas:

- Qualidade das Águas Subterrâneas a montante e a jusante do empreendimento;
- Qualidade das Águas Superficiais nos córregos próximos a empresa;
- Qualidade das Águas Pluviais (da chuva);
- Qualidade do Ar;
- Qualidade das Emissões Atmosféricas da Central de Incineração (Testes de Queima);
- Processos Erosivos;
- Ruído Limítrofe e;
- Outros.

O que são resíduos classe I e classe II?

Segundo a Norma da ANBT NBR 10.004, Resíduos Perigosos (Classe I) são os resíduos que apresentam características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade e Resíduos Não Perigosos (Classe II), por sua vez, são aqueles que não se enquadram nas classificações de resíduos Classe I.

O que é feito com o efluente líquido (chorume) gerado no aterro?

Este líquido, denominado chorume, é captado pelo sistema de drenagem das células e conduzido até lagoas de armazenamento temporário, de onde é bombeado para caminhões tanque e transportado para unidades de tratamento externo em outros municípios.

A Hera Sul possui alguma certificação?

A Hera Sul possui sistema de gestão integrado - SGI, o qual é composto por sistema de gestão ambiental com certificação ISO 14.001 e sistema de gestão qualidade com certificação ISO 9.001, ambas com reconhecimento internacional. O SGI, através dos seus procedimentos e instruções, padroniza e organiza os processos da empresa, garantindo a qualidade e a sustentabilidade dos serviços prestados.

A empresa possui seguro ambiental?

Sim. Apesar de todos os controles, monitoramentos e cuidados implementados na operação da unidade, a Hera Sul ainda possui Seguro Ambiental, convalidando ainda mais garantia para empresa, seus clientes e a comunidade.